Principalmente no verão aumenta a quantidade de instalações de aparelhos de condicionado, que embora traga conforto, exige responsabilidade e atenção às normas técnicas e regras condominiais para garantir a segurança, harmonia estética e integridade no edifício.
Por isso, orientamos que:
Antes de realizar a compra de seu equipamento consulte as regras em seu edifício. Alguns prédios possuem restrições técnicas, medidas e padronizações. Por isso você pode ter grande aborrecimento se ocorrer a compra sem prévia análise.
O(a) sindico(a) do prédio precisa ser avisado com antecedência sobre a instalação, havendo em algumas convenções essa obrigatoriedade já expressa.
Para prédios que não possuem área técnica para instalação desses aparelhos, é importante ter atenção, pois o aparelho é seu, mas a fachada onde ele será instalado é de todos os condôminos e qualquer intervenção que altere a fachada (como posição de aparelhos, encanamento exposto, por exemplo) requer aprovação de 2/3 de condôminos em assembleia.
Algumas normas técnicas devem ser seguidas.
Alguns quesitos importantes:
Instalar aparelhos de ar condicionado sem autorização ou em desacordo com as normas do prédio pode resultar em multas, obrigação de remover o equipamento e restaurar a fachada, e até ações judiciais